sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Como Treinar para uma maratona de patins.


Olá a Todos, cheguei a quase um ano sem treinar (que lástima), só fazendo downhill de vez em quando, percebi estar adiquirindo um formato redondo e flácido o que não me agradou muito, mas ao mesmo tempo me convencia que o treininho de vez em quando manteria a forma.

Decidi mudar minha vida novamente em torno de três semanas atrás, vim a internet na intenção de encontrar planilhas de treinos, dicas, e técnicas para patinar com eficácia e fazer meu treino render, detalhe NÃO ACHEI MUITO A RESPEITO.
digitei, inlineskate, speedskate, rollerblade, marathon combinado com as anteriores e mesmo assim muito pouco material, a maioria em inglês e alemão

Decidi então me basear nas experiências de treino como nadador no passado (5 anos atrás), e começar a fazer meu próprio treino. Como eu mesmo sou a cobaia, se der errado paciência, de qualquer forma vou escrever no blog as experiências.
1° semana - tentei correr do meu serviço até minha casa sem saber a distância (anexo o mapa pra mostrar).
Nessa tentativa, parei a cada 10 minutos de corrida por 3 minutos para alongar e demorei mais ou menos 3 horas para fazer o trajeto (a foto do mapa do trajeto está abaixo).
quase vomitei umas cinco vezes mas não desisti ( que se danem os médicos que criticarem sem sugestão ou explicação).
Pequeno detalhe, no dia seguinte, eu não conseguia andar e ingeri cataflan pra curar a dor.

O Victor um amigo patinador me incentivou falou que eu conseguia, meti meu patins na mochila no dia seguinte, alonguei por meia hora ( a dor aliviou bem) e fiz o mesmo trajeto de patins para 1 hora e 22 minutos.

Em paralelo comecei a fazer musculação na academia do meu amigo Wil, e ele me disse para tomar cuidado com overtrainning, de qualquer forma continuei minha saga.

Hoje faz duas semanas que estou treinando todos os dias descansando sábado e domingo, sem parar, já cosnegui correr os mesmos 20KM para 2h e 2 minutos com menos dores,
Três dias da semana passada, passei pela USP e parei meu cronômetro estava em 28 minutos, comecei a seguir um tiozinho de bicicleta speed alí na praça que é um círculo. Ele não me levou muito a sério e começou a apertar o pedal, como eu não tinha nada a perder, forcei 4 voltas na bota dele, só perdi ritmo na subidinha, mas na reta alcancei. Consegui enxergar o velocímetro dele algumas vezes e estava entre 24 e 25 km/h, sei que é lento mas me fez suar como um peru no forno.
Depois da disputinha, disparei meu cronômetro e continuei até Osasco, deu 1 hora e 18 minutos

Em momentos adversos, consegui manter por uns dois minutos uma velocidade de 28km/h sem parar, e entrei na subida da USP que tem em torno de 2 km imagino eu. Detalhe fiz a subida me arrastando, coloquei como meta, lombada a lombada em ritmo de tiro, batimentos cardíacos em torno de 180 pelo que pude medir na mão.

Hoje, é dia de patinar, farei o trajeto normal, porém consegui fazer meu medidor de batimentos que veio com meu relógio NIKE triax C5 funcionar, e pretendo fazer um estudo da minha capacidade de recuperação.

Minha intenção, é correr uma maratona de patins este ano, sem desistir e sem perder o gás. será que vou conseguir?

Esqueci de falar, estou com o pé todo ferrado, com uma bolha no calcanhar, e senti uma dorzinha no joelho, porém meti um esparadrapo por cima tomei anti inflamatório e vou treinar hoje.

Naõ aconselho n inguém a treinar como eu estou treinando, as possibilidades de dar errado são grandes, amanhã posto mais.

Segue link do trajeto: Mapa do trajeto que percorro!

Nenhum comentário:

Inline Insane Viper Downhill Team

Inline Insane Viper Downhill Team
If you want to fell it, Do it - Santa